Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page



ONLINE
5


Partilhe esta Página



Total de visitas: 78764
Grupo Folclórico Os Camponeses
Grupo Folclórico Os Camponeses

 

Insignia estandarte

(Insignia estandarte)

 

Actuação no piquenicão em 10 de junho 1988 

Foi criado em 16-02-1987 pelo Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós, com a designação de Rancho Folclórico do Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós, na sequência de uma iniciativa realizada no Carnaval desse ano. 

Como surge o Rancho? 

Um fim de semana de fevereiro um grupo de populares (entre eles encontravam-se o Sr. Mateus Pereira, Júlia Marchante, Antónia Badanela, Zélia Marchante, Domingas Mascate e outros??) abordaram a juventude da altura que se encontrava nos cafés para se reunirem no pavilhão do Sr. Paredes (antiga oficina) para formar um rancho. Compareceram vários jovens onde foram formados os pares, que eram agrupados dois a dois em função da sua altura, independentemente das suas qualidades de dançarino. Dias depois começaram os ensaios no salão de festas (barraca dos frangos),que se realizavam aos fins de semana, eram acompanhados pelo ensaiador Sr. Mateus Pereira, posteriormente assistido pelo Sr. Espadinha de Ponte de Sôr. 

Rancho Folclórico do Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós faz a sua primeira atuação ao público em 22 de Junho de 1987, nas verbenas de São João em Vale das Mós. 

Oito dias depois 28 de Junho faz a sua segunda atuação em Maceira/Montelavar/Sintra. 

No dia 10 de Junho de 1988 o rancho participa pela primeira vez no piquenicão que se realizou em Mafra. 

Em 1990, foi formalmente constituído com a designação de Grupo Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses de Vale das Mós, fundado em 22 de Novembro de 1992 com publicação no Diário da República em 5 de Fevereiro de 1993 Pertence ao concelho de Abrantes, distrito de Santarém, e à antiga província do Ribatejo 

É Sócio Efetivo da Federação do Folclore Português e está inscrito na Fundação INATEL como Centro de Cultura e Desporto (CCD). 

No âmbito etnográfico, apresenta os Trajes, de Festa e de Trabalho, usados no início do século passado pelos habitantes desta zona Ribatejana, embora também fortemente influenciada pela cultura e pelas condições climáticas idênticas da vizinha região do Alto Alentejo. 

Os Trajes de Trabalho identificam as principais atividades agrícolas a que o povo se dedicava nesta região, nomeadamente as culturas do milho, do trigo, do arroz, apanha da azeitona e os montados de sobro, para além trajes de pastoreio, através dos quais se podem verificar o uso de tonalidades sóbrias e a idade dos “cortes” dos trajes, tanto masculinos como femininos, resultado de uma pesquisa e de uma reconstituição cuidada na constituição, aspetos que consideram valorizar.

 

O repertório do Grupo Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses de Vale das Mós inclui expressões musicais e coreográficas desta região, com particular incidência nas "modas de saias", mas também apresentam "modas a dois passos", "viras", "bailarico", "corridinho", "fadinho" e "chutiços". 

http://hi5.com/friend/p350243496--Grupo+Folclorico+e+Etnografico+os+Camponeses+de+Vale+das+Mos--html

 

Parte da informação retirada de W*W.folclore-online.com

 EM CONSTRUÇÃO